Inovação

#5 passos para desenhar sua ideia do zero

Postado em
20/07/2021 12:57
Compartilhe
Bruno Perin
Bruno Perin Head de Inovação
#5 passos para desenhar sua ideia do zero

Eu já escrevi mais de 500 textinhos como esse, 3 livros, 11 e-books e não sei nem quantos projetos e planos, sabe qual é a similaridade entre todos? Começar do zero. A primeira grande dificuldade é o impulso inicial, você não tem NADA e precisa começar a criar, é necessária uma energia real para sair dessa inercia. Passado, esse primeiro ponto, ainda tem a parte de abrir o doc do word ou a pagina em branco, ver que realmente não tem nada e ali dar o inicio. Imagina, que uma escrita como essa já é difícil pra burro, como é um negócio então?

1 - Sem compromisso e pressa

O Brasileiro é tão craque nisso, deixar os projetos para a ultima hora. Acaba ajudando as vezes pq a criatividade é forte e estimula a lapidar o projeto. No entanto, na maior parte das vezes prejudica. O segredo para começar um business do zero, uma inovação, é o Start ser de boa e sem pressa, você pegar a primeira vez no caderno, no doc, onde vai começar a desenhar isso e simplesmente soltar sem compromisso.

Geralmente os textos mais legais que escrevo eles começaram com um algum rascunho sem compromisso que joguei algumas ideias perdidas.

2 - Começo com o esqueleto

Crie o base do que vai ser mais importante no seu projeto ou negócio. Quais são as partes mais fundamentais de ter nele, é você identificar o problema, conhecer melhor o publico, encontrar um expert no assunto. Isso é ótimo para você ter uma estrutura do que importa.

Quando escrevo um texto como esse, a primeira coisa é sempre, quais são as partes importantes que preciso ter para passar a ideia. O que é essencial para a galera entender no final o que eu quero passar.

3 - Ideias soltas

Você tem uma estrutura e acredita que aquilo pode ser bem interessante para começar e seguir adiante, agora precisa descrever, não se preocupe em fazer perfeito e já ter as melhores insights, simplemeste vá uma a uma e comece a escrever o que vem na sua cabeça sobre cada tópico.

Esse descompromisso, ajuda a você ter a energia de “ok, só vou soltar algumas coisas aqui, então beleza” é mais fácil de ir tirando tudo que está na sua mente e colocar no papel.

4 - Ajusta

Essa é a parte que você percebe o trabalho real, no entanto, não é mais um começo do zero, é um ajuste. Pois, agora você olha uma estrutura que acredita, algumas ideias, descrições soltas e pode começar a fazer a lapidação. Vai parte a parte, analisando se era aquilo mesmo, melhorando, conectando as partes.

5 - Verifique

Existem modelos prontos como o CANVAS e outros que lhe permitem verificar se está faltando algo a preencher no seu desenho. Outro ponto importante é validar o que está pensando com pessoas que possam dar uma opinião valida desse negócio.

É melhor ter registrado

Quantas vezes eu fiquei chateado por não ter colocado aquilo no papel, no mínimo vai ser servir em outro momento para lhe ajudar em outros projetos, sempre tem a ganhar quando você faz isso.

Começar do zero é difícil, mas o pior é nem começar.

Esse vídeo complementa: